Todo mundo tem catarata?
- Dr. Bruno Coimbra

- 23 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Todo mundo tem catarata?
Sim, a catarata é uma condição comum relacionada ao envelhecimento e tende a afetar a maioria das pessoas com o passar dos anos. Ela ocorre quando o cristalino, que normalmente é transparente, se torna turvo, prejudicando a visão. Embora os sintomas geralmente comecem a ser percebidos a partir dos 60 ou 70 anos, em alguns casos, a catarata pode se manifestar já nos 40 ou 50 anos, ou até antes, devido a fatores como doenças ou lesões. Compreender os fatores de risco, os sinais e as opções de tratamento disponíveis pode ajudá-lo a tomar decisões mais informadas sobre a sua saúde ocular.

Causas e fatores de risco da catarata
A catarata se forma quando proteínas e fibras no cristalino natural do olho começam a se decompor e se aglomerar, o que causa visão turva e opaca. Essa desintegração geralmente acontece como parte normal do envelhecimento à medida que envelhecemos. No entanto, certas condições subjacentes e fatores de risco como os citados abaixo podem acelerar o processo, fazendo com que a catarata se desenvolva em idades mais jovens.
Diabetes
Pressão alta
Tabagismo
Exposição Solar
Lesão ocular, trauma ou cirurgia ocular anterior
Uso prolongado de medicamentos esteroides
Sintomas comuns de catarata
A catarata causa uma turvação na visão, mas o processo é tão gradual que as pessoas geralmente se adaptam sem perceber. Elas só notam a perda de qualidade visual quando ela se torna significativa, ou após realizar a cirurgia.
Não ignore estes sinais de que você pode estar desenvolvendo catarata:
Visão turva
Visão dupla
Dificuldade para ler letras pequenas
Dificuldade para dirigir à noite
Aumento da sensibilidade à luz
Halos ao redor das luzes
Mudanças frequentes na prescrição de lentes
Cores parecem mais desbotadas
Agende sua consulta com um médico oftalmologista para avaliação
Dr Bruno Coimra
Médico Oftalmologista RQE: 46401
Especialista em Retina e Catarata

Comentários